fbpx

Qual a importância do projeto executivo em uma obra?

De caráter obrigatório, o projeto executivo pode definir o sucesso ou a falha total de um empreendimento.

O projeto executivo constitui a parte mais importante de uma obra de engenharia. Afinal, ele é o conjunto de informações técnicas necessárias e suficientes para a realização de um empreendimento.

Um projeto executivo correto e bem detalhado garante a fluidez dos trabalhos nos canteiros de obras, evitando surpresas e erros estruturais que possam causar prejuízos ou até mesmo o embargo do empreendimento.

Além de seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o projeto deve arrolar itens obrigatórios como plantas e desenhos detalhados, cálculos estruturais, especificações técnicas, quantitativo de materiais e equipamentos, planos de orçamento, entre outras informações. É importante ressaltar que essa etapa não é um novo projeto, e sim o detalhamento específico das etapas constituintes do Projeto Básico.

Um caso muito conhecido de inconsistência no projeto executivo foi observado na construção da Refinaria Abreu e Lima. Iniciada em 2006 e com custo inicial estimado em US$ 4 bilhões, as obras tiveram o preço triplicado no decorrer de três anos, chegando a ser estimado em US$ 12 bilhões. A valoração teria ocorrido, segundo dirigentes da Petrobras, por “indefinições” no projeto básico, aumento nos preços de equipamentos e produtos e inclusão de novos serviços.

Suporte Especializado

Para auxiliar na elaboração do projeto executivo, alguns fornecedores, como a Tigre-ADS do Brasil, oferecem suporte técnico especializado aos clientes. Fabricante de tubos corrugados de PEAD (Polietileno de Alta Densidade) para obras de drenagem e saneamento, a empresa conta com uma equipe de engenheiros que auxilia os clientes do início ao fim da obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima