fbpx

Principais desafios do Marco Legal do Saneamento Básico

Para alcançar as metas de atendimento em água e esgoto, estima-se maiores investimentos no setor

O saneamento é um tema de extrema importância para a sociedade brasileira, por isso a Tigre-ADS se preocupa em desenvolver produtos e soluções completas e inovadoras que contribuam para o progresso e desenvolvimento da infraestrutura e construção civil, transformando a vida de milhares de pessoas.

Em 15 de julho de 2020 foi sancionada a Lei nº 14.026, que atualiza o Marco legal do saneamento básico no Brasil, tendo como principal desafio alcançar as novas metas estabelecidas com prazo de até dezembro de 2033, são elas:

  • 99% da população com água potável em casa;
  • 90% da população com coleta e tratamento de esgoto;

Hoje no Brasil, são quase 35 milhões de brasileiros sem acesso a água tratada e quase 100 milhões de habitantes sem coleta de esgoto, números que constam no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

O novo Marco Legal do Saneamento Básico cria grandes expectativas para o setor, como o aumento de parcerias entre empresas públicas e privadas, hoje apenas 6% (seis por cento) da rede de água e esgoto é gerida por empresas privadas, além de modernização, aumento de investimentos e geração de empregos.

Em 2022, as empresas precisarão comprovar capacidade econômico-financeira para garantir que seus municípios alcancem as metas estabelecidas nacionalmente, e cada Governo deverá criar blocos que agrupem municípios grandes e pequenos, e assim contribuir com o desenvolvimento em municípios que hoje são menos privilegiados.

É fato, o Saneamento no Brasil precisa melhorar e muito, pois, saneamento e saúde andam juntos, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), para cada 1 dólar investido em água e saneamento, economiza-se 4 dólares em saúde.

A Tigre-ADS, uma das maiores fabricantes de tubos corrugados em PEAD (polietileno de alta densidade) entende o cenário atual do país, o qual, apresenta grande déficit na coleta e tratamento de esgoto, um grande exemplo são as grandes cidades, que sofrem com os constantes problemas de escoamento de água, sendo certo que  a reutilização da água de forma sustentável ainda é um grande desafio.

A água é um importante elemento para a vida, uma vez utilizada, incorpora novos elementos, necessitando de tratamento adequando quando despejada nas redes de esgoto, se não for devidamente tratada, poderá causar uma série de doenças para a população e diversos problemas ambientais.

Para contribuir com o desenvolvimento do saneamento no Brasil, a Tigre-ADS desenvolveu a linha de tubos corrugados em PEAD SaniPro. Seu design exclusivo inclui sistema de união ponta-bolsa com duplo anel de vedação, o que permite união fácil e rápida, cuja finalidade é garantir a estanqueidade para um sistema sem vazamentos ou infiltrações. Ele é submetido a todos os ensaios de laboratório requeridos pela norma ABNT NBR ISO 21138-1, ISO NBR ISO 21138-3 e e ASTM F2947.

Os tubos corrugados em PEAD Sanipro se diferenciam das soluções comuns do mercado pelos seguintes aspectos:

  • Menor peso, o que simplifica consideravelmente a instalação;
  • Maior resistência química devido ao material utilizado (polietileno de alta densidade);
  • Maior resistência à abrasão, permitindo trabalhar com maiores velocidades de fluído;
  • Melhor desempenho hidráulico;
  • Recobrimento mínimo de 30 cm. Para cargas pesadas de caminhões H-25 (20 ton/eixo);
  • Inerte para desviar correntes elétricas, por isso não corrói;
  • Preço competitivo;
  • Produtos a pronta entrega;

Somos capazes de oferecer produtos de última tecnologia e de altíssima qualidade a um preço acessível. É por isso que os mais exigentes mercados internacionais estão gradualmente substituindo outras tecnologias pelas soluções Tigre-ADS, principalmente para as Aplicações de Esgotamento Sanitário (DN 400 a 1500mm) e Drenagem Pluvial (DN 100 a 1500mm).

Nossa missão é contribuir para o desenvolvimento nacional fornecendo soluções e sistemas ecológicos de condução gravitacional estanques, não contaminantes e redes subterrâneas mais econômicas.

Para maiores informações ou dúvidas, entre em contato através do e-mail vendas@tigre-ads.com.

Tigre-ADS, um novo jeito de fazer!

Tubos em PEAD para Esgoto Sanitario
Tubos corrugados de PEAD – Marco Legal do Saneamento Básico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima