fbpx

Tubo Corrugado de PEAD traz ganhos para a construção industrializada

Solução inovadora no Brasil, os tubos de PEAD são rápidos de instalar e exigem menos mão de obra.

A construção industrializada chegou para modernizar a construção civil no Brasil e já ocupa um bom espaço em obras de grandes dimensões, principalmente naquelas cujo prazo de execução é fator determinante. Com o crescimento do setor, novas tecnologias surgiram no Brasil como aliadas no ganho de produtividade e redução de desperdícios nos canteiros de obras, como os Tubos Corrugados em Polietileno de Alta Densidade (PEAD).

Já utilizada em larga escala na Europa e nos Estados Unidos, a tubulação PEAD tem se consolidado no País pelas inúmeras vantagens econômicas e de produtividade em obras de drenagem e saneamento, mostrando-se uma importante alternativa aos tradicionais tubos de concreto, PVC ou corrugados metálicos.

Segundo o engenheiro Eduardo Reis, gerente de produto e aplicação da Tigre-ADS – uma das maiores fabricantes de tubos corrugados em PEAD para a América Latina-, “a solução é 30 vezes mais leve que o concreto e, por isso, de fácil manuseio no canteiro de obra. A instalação também exige menos mão de obra e maquinário, reduzindo o risco de acidentes e tornando o tempo da obra até 50% mais rápido em comparação com os métodos tradicionais”, explica.

Outra característica importante dessa solução inovadora é a forma de conexão das peças. Ao contrário das manilhas de concreto, que precisam de rejunte, os tubos em PEAD possuem um exclusivo sistema de juntas formado por bolsa alargada e ponta cônica, que permite conectar as peças com facilidade. “A instalação também exige menos juntas, pois os tubos são fabricados em barras de 6 metros, enquanto as manilhas de concreto são de 1,5 m”, pontua Reis.

Preparada para atender a construção industrializada com fabricação em grande escala, a Tigre-ADS oferece ao mercado uma ampla de linha de produtos em diferentes dimensões que cumprem normas internacionais e nacionais, como a ABNT NBR ISO 21138-3. Assim, a empresa tem atuado em obras de infraestrutura em todo o país, incluindo portos, aeroportos, ferrovias, rodovias, aterros sanitários, condomínios residenciais e industriais.

Para José Cattani, gerente-geral da Tigre-ADS, “em um cenário de otimização de gastos, os tubos de PEAD são a alternativa ideal para quem busca processos altamente eficientes, obras mais ágeis e sustentáveis”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima