fbpx

A Tigre-ADS entende a importância da tecnologia BIM

O Building Information Modeling (BIM), em português, Modelagem da Informação da Construção, é uma tecnologia ERP que vem revolucionando o mercado da construção civil. Essa tecnologia permite a criação de modelos virtuais realistas, além de contribuir com o planejamento de custo e aumentar a produtividade inerente ao projeto de obras de engenharia, tornando os desenhos e representações planificadas em 2D obsoletas.

O uso da tecnologia BIM na etapa de planejamento proporciona uma integração entre o modelo tridimensional de um projeto com o cronograma de atividades, permitindo que todas as etapas da obra sejam visualizadas. Ao integrar informações relacionadas ao escopo do projeto e cronograma de custos, a execução da obra se torna mais previsível e com menor riscos de alteração, uma vez que é possível identificar os possíveis pontos críticos com antecedência.

A Tigre-ADS entende que a importância de um projeto executivo correto e bem detalhado garante a fluidez dos trabalhos nos canteiros de obras, evitando surpresas e erros estruturais que possam causar prejuízos ou até mesmo o embargo do empreendimento.

Pensando nisso, a Tigre-ADS não poupou esforços e disponibilizou suas soluções em PEAD na plataforma BIM e tem notado grande aderência no que diz respeito ao uso dos tubos corrugados em PEAD.

Confira as principais vantagens ao utilizar os tubos corrugados em PEAD Tigre-ADS na plataforma BIM:

  1. Banco de dados único: Armazenamento dos dados apenas uma vez (como um cadastro);
  2. Fácil identificação do produto: Produtos que possuem formas semelhantes são mais fáceis de identificar;
  3. Alteração de projeto: Um bom exemplo, é a possibilidade de alteração de quantitativos e metragens dos antigos tubos de concretos para os tubos corrugados em PEAD Tigre-ADS.
  4. Quantitativo automático: Custos mais controlados e precisos;
  5. Integração das etapas: Uma visão única, estudo de viabilidade, projeto arquitetônico, orçamento e o cronograma da obra.

A ferramenta BIM é muito intuitiva e separa de forma estruturada seus produtos por categorias, sendo elas:  materiais de construção, construção, portas, mobiliários, hidráulica, luminárias e assim por diante.

As soluções em PEAD Tigre-ADS estão disponíveis na Categoria Engenharia e Infraestrutura da ferramenta BIM ou acessando diretamente o link: Tigre-ADS | BIM. Nele você encontrará todos os nossos produtos disponíveis.

Qual a realidade do BIM no Brasil?

Em solo brasileiro, a adoção do BIM segue a tendência mundial. Na esfera pública, iniciativas de órgãos das forças armadas e governos estaduais, além do comitê estratégico de implantação do BIM criado pelo governo federal, apontam o uso do BIM na busca de maior assertividade nas obras públicas, desde sua licitação, projeto, execução, custos e principalmente fiscalização.

Na esfera privada, as empresas envolvidas no ciclo da construção civil, como escritórios de projetos e construtoras, já consideram o BIM uma excelente oportunidade de diferenciação no mercado, que resulta em assertividade em prazos, cronogramas, redução de custos e desperdícios de materiais, além de agregar qualidade a mão de obra e no produto final.

Ou seja, o conceito BIM vem ganhando espaço e se consolidando no mercado brasileiro, e é de estrema importante tornar a ferramenta mais acessível e de maneira descomplicada.

O futuro do BIM passa principalmente por uma mudança de paradigma, relacionada aos métodos tradicionais de projetar, planejar, executar, orçar e gerenciar um empreendimento, para um novo conceito na qual a informação, integração, colaboração e engenharia simultânea tem um importante papel.

Afinal, o que a Tigre-ADS tem em comum com o BIM?

Um novo jeito de fazer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima