O Building Information Modeling (BIM), em português, Modelagem da Informação da Construção, é uma tecnologia ERP que vem revolucionando o mercado da construção civil. Essa tecnologia permite a criação de modelos virtuais realistas, além de contribuir com o planejamento de custo e aumentar a produtividade inerente ao projeto de obras de engenharia, tornando os desenhos e representações planificadas em 2D obsoletas.
O uso da tecnologia BIM na etapa de planejamento proporciona uma integração entre o modelo tridimensional de um projeto com o cronograma de atividades, permitindo que todas as etapas da obra sejam visualizadas. Ao integrar informações relacionadas ao escopo do projeto e cronograma de custos, a execução da obra se torna mais previsível e com menor riscos de alteração, uma vez que é possível identificar os possíveis pontos críticos com antecedência.
A Tigre-ADS entende que a importância de um projeto executivo correto e bem detalhado garante a fluidez dos trabalhos nos canteiros de obras, evitando surpresas e erros estruturais que possam causar prejuízos ou até mesmo o embargo do empreendimento.
Pensando nisso, a Tigre-ADS não poupou esforços e disponibilizou suas soluções em PEAD na plataforma BIM e tem notado grande aderência no que diz respeito ao uso dos tubos corrugados em PEAD.
Confira as principais vantagens ao utilizar os tubos corrugados em PEAD Tigre-ADS na plataforma BIM:
- Banco de dados único: Armazenamento dos dados apenas uma vez (como um cadastro);
- Fácil identificação do produto: Produtos que possuem formas semelhantes são mais fáceis de identificar;
- Alteração de projeto: Um bom exemplo, é a possibilidade de alteração de quantitativos e metragens dos antigos tubos de concretos para os tubos corrugados em PEAD Tigre-ADS.
- Quantitativo automático: Custos mais controlados e precisos;
- Integração das etapas: Uma visão única, estudo de viabilidade, projeto arquitetônico, orçamento e o cronograma da obra.
A ferramenta BIM é muito intuitiva e separa de forma estruturada seus produtos por categorias, sendo elas: materiais de construção, construção, portas, mobiliários, hidráulica, luminárias e assim por diante.
As soluções em PEAD Tigre-ADS estão disponíveis na Categoria Engenharia e Infraestrutura da ferramenta BIM ou acessando diretamente o link: Tigre-ADS | BIM. Nele você encontrará todos os nossos produtos disponíveis.
Qual a realidade do BIM no Brasil?
Em solo brasileiro, a adoção do BIM segue a tendência mundial. Na esfera pública, iniciativas de órgãos das forças armadas e governos estaduais, além do comitê estratégico de implantação do BIM criado pelo governo federal, apontam o uso do BIM na busca de maior assertividade nas obras públicas, desde sua licitação, projeto, execução, custos e principalmente fiscalização.
Na esfera privada, as empresas envolvidas no ciclo da construção civil, como escritórios de projetos e construtoras, já consideram o BIM uma excelente oportunidade de diferenciação no mercado, que resulta em assertividade em prazos, cronogramas, redução de custos e desperdícios de materiais, além de agregar qualidade a mão de obra e no produto final.
Ou seja, o conceito BIM vem ganhando espaço e se consolidando no mercado brasileiro, e é de estrema importante tornar a ferramenta mais acessível e de maneira descomplicada.
O futuro do BIM passa principalmente por uma mudança de paradigma, relacionada aos métodos tradicionais de projetar, planejar, executar, orçar e gerenciar um empreendimento, para um novo conceito na qual a informação, integração, colaboração e engenharia simultânea tem um importante papel.
Afinal, o que a Tigre-ADS tem em comum com o BIM?
Um novo jeito de fazer!

Em obras aeroportuárias ou rodoviárias, onde o Tubo de Pead sob a pista em uma grande extensão, qual o espaçamento mínimo entre tubos paralelos e qual a importância do reaterro compactado e controlado na resistência do conjunto visando impedir a ovalizacao ou o colapso do tudo?
Ola Guilherme, obrigado pelo seu contato.
Enviamos as informações para o seu e-mail.
Qualquer duvida estamos a disposição.