fbpx

Prolagos Aegea Saneamento utiliza tubos corrugados em PEAD para reconstruir trecho de rede de coleta de esgoto sanitário em Cabo Frio, Rio de Janeiro.

Concessionária responsável pelos serviços de saneamento básico em cinco municípios da Região dos Lagos, no estado brasileiro do Rio de Janeiro, a Prolagos Aegea Saneamento investiu milhões de reais para a realização de uma obra inovadora de reconstrução de um trecho de rede de coleta de esgoto sanitário com o uso de tubos corrugados em PEAD SANIPRO® ADS TIGRE. O empreendimento faz parte do Programa de Total e Completa Reconstrução do trecho do interceptor Jardim Esperança, localizado entre os PV’s denominados PVE-1 e PVE-14, no município de Cabo Frio. Contempla a troca de todos os tubos antigos e Pontos de Visita (PV) de concreto pelo uso atual dos tubos corrugados em PEAD SANIPRO® ADS TIGRE, em uma nova rede com extensão de 630 metros de tubulação totalmente reconstruída.

Em benefício de mais de 70 mil pessoas, cerca de 1/3 da população de Cabo Frio, este empreendimento de reconstrução do referido trecho de rede de coleta de esgoto sanitário com o uso de tubos corrugados em PEAD SANIPRO® ADS TIGRE contribui de modo incisivo para evitar a contaminação do ambiente. Também valoriza a salubridade e a qualidade de vida da população, bem como o desenvolvimento da região e a preservação ambiental em longo prazo. Os bairros diretamente beneficiados são Monte Alegre, Jardim Esperança e Porto do Carro, que passam a se tornar uma referência para toda a região do entorno, sobretudo quando o assunto é adotar novas tecnologias em obras de saneamento e infraestrutura para a coleta eficaz e a correta destinação do esgoto sanitário nas cidades.

Nas obras de saneamento e infraestrutura para a coleta de esgoto sanitário, o uso de tubos corrugados em PEAD SANIPRO® traz mais leveza, eficiência hidráulica e estanqueidade ao conjunto construído. Entre outras vantagens, pode trazer ganhos relacionados tanto com a durabilidade e vida útil do empreendimento, bem como a diminuição significativa dos custos de manutenção relacionados. Se comparados com os antigos tubos de concreto, os tubos corrugados em PEAD têm diversos diferenciais competitivos, entre os quais se destacam:

  • Instalação mais rápida e segura do sistema de tubulações para a coleta e condução de esgoto sanitário;
  • Excelência em resistência química contra possíveis corrosões causadas por resíduos de esgotos domésticos e industriais, entre os quais podem estar químicos, tóxicos, corrosivos, bem como fungos, bactérias e micro-organismos que precisam ser conduzidos de forma segura até a estação de tratamento;
  • Superfície interna lisa, o que resulta em mais eficiência hidráulica para o conjunto construído. Trata-se de uma vantagem que permite viabilizar projetos com declividades menores e instalações menos profundas (mínimo de 30 cm de recobrimento), duas características que minimizam os custos relacionados às movimentações de terra e escavações, por sua vez que podem ser reduzidas em largura e profundidade, e aos reaterros nas obras.
  • Sistema ponta _ bolsa com duplo anel de vedação, um sistema de construção modular e encaixe que resulta na estanqueidade do sistema construído. Uma vantagem que garante excelência na resistência do sistema de tubulações contra possíveis vazamentos e infiltrações, bem como preserva a ocorrência de danos e afundamentos na pavimentação da superfície do empreendimento.

No contexto específico da obra realizada pela Prolagos Aegea Saneamento, os benefícios acima citados dos tubos corrugados em PEAD foram ainda mais relevantes em razão das características do local da obra. Ruas estreitas, comércios e sobrados com sacadas dentro do limite de recuo frontal em relação à calçada são predominantes nas cidades contempladas pelo empreendimento, o que resulta em calçadas com elementos construtivos em excesso. Também foram cruciais por permitir solucionar com excelência desafios relacionados à qualidade do solo no local, o que envolveu eficácia e rapidez para o desenvolvimento de um método diferenciado para o reaterro e a compactação adequada do solo, em sintonia com o manual de instalação da ADS Tigre.

“O uso dos tubos corrugados em PEAD na nossa obra trouxe mais segurança operacional, uma vez que a tubulação é resistente aos efeitos causados pelos gases que são produzidos no interior da tubulação. Também resulta em mais produtividade, já que os elementos construtivos são mais leves e de fácil manuseio se comparados ao concreto armado. A estanqueidade das bolsas e a eficiência no transporte do fluido também foram diferenciais relevantes para a nossa tomada de decisão e opção pelo produto da ADS Tigre”, afirma Wesley Araújo Pereira, Eng. Civil responsável pela obra.

Já Ivan Bezerra da Silva, encarregado de obras e responsável pela Construtora Guaporé relata a sua experiência ao trabalhar com os tubos corrugados em PEAD: “O material é leve para o manuseio e conta com encaixe das pontas em bolsa muito prático. A instalação é muito rápida, incluso limpeza e lubrificação, sendo que quando corretamente executada resulta em uma tubulação que não ‘ovaliza”.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll to Top
Rolar para cima
× Whatsapp de Vendas Available from 07:30 to 17:00