fbpx

Obra da Havan conta com inovador sistema Stormtech

Stormtech Tigre-ADS, sistema inovador de retenção e retenção de águas de chuva é instalado em nova megaloja Havan de Osasco.

Com mais de 100 lojas espalhadas em território nacional, a Havan uma das maiores redes de lojas de departamentos do Brasil, projeta mais uma megaloja no Estado de São Paulo, na Cidade de Osasco, ao lado das marginais Tietê e Pinheiros com inauguração prevista para o primeiro semestre de 2021.

Em uma área de 22.000 m² onde a loja ocupará uma área de 20.000m² encontrou-se um grande desafio para o desenvolvimento do sistema de retenção e detenção das águas da chuva e de forma a obedecer às diretrizes da lei das Piscininhas. O projeto inicial previa 10 poços de alvenaria de 7 metros de profundidade, com construção lenta e complexa, já que esse tipo de projeto prevê uma escavação mais profunda. Para otimizar o cronograma, o Gestor da obra pesquisou sobre soluções práticas e eficazes disponíveis no mercado, e diante das opções, se interessou pelo sistema de retenção e detenção Stormtech.

Inovadoras e econômicas, as câmaras Stormtech são um dos produtos para o manejo e controle de águas pluviais mais revolucionários do mundo. Projetadas para serem usadas sob estacionamentos, estradas, playgrounds etc., as câmaras Stormtech permitem uma maior e melhor exploração das áreas disponíveis dos empreendimentos.  

A Tigre-ADS por meio de seu departamento técnico, colaborou com dados e cálculos de alterações do projeto original, que inicialmente utilizaria concreto e passou a utilizar as câmaras e tampões da linha Stormtech MC3500. A escolha pelo sistema de retenção e detenção Stormtech ocorreu em função da área de instalação ser restrita, além de ser próxima de um rio (Tietê), onde o lençol freático não é muito profundo. As escavações para utilização da tecnologia anterior exigiam profundidade de 7m. Com o Stormtech a escavação passou a ser de apenas 3,5m. O sistema com câmaras Stormtech permite que parte da água retida, infiltre no solo e reabasteça os lençóis freáticos e que outra parte seja lançada de forma controlada na rede pública. Além disso, separa os sedimentos dos primeiros 20 minutos de chuvas, permitindo uma melhor manutenção e limpeza do sistema. Moldado por injeção, com espessura de parede uniforme e de alta qualidade, garante uma alta resistência estrutural para cargas dinâmicas e estáticas a longo prazo.

Segundo o Engenheiro Herbert, responsável pela obra, “os principais benefícios oferecidos pelo sistema de retenção e detenção com câmaras Stormtech, seriam sua capacidade de adaptação em espaços reduzidos, instalação fácil e eficiente, redução de mão de obra e equipamentos, otimização de frete, devido ao transporte de forma empilhada, e diminuição eminente de riscos de acidentes. O sistema foi instalado de forma rápida e segura, e logo após sua instalação recebeu grandes volumes de chuvas , quando foi observada sua eficiência”.

Galeria de Imagens

Vídeo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima