fbpx

Drenagem pluvial em PEAD acelera cronograma de obra em bairro planejado na Bahia

Os tubos corrugados em PEAD Drenpro da Tigre ADS foi a escolha perfeita para acelerar as obras de drenagem pluvial do bairro planejado Parque das Águas em Barreiras.

O primeiro grande bairro planejado de Barreiras, o Parque das Águas é uma proposta ousada e pioneira de toda a região. Instalações residenciais, públicas e serviços são algumas das vantagens desse bairro que visa ser um dos maiores da região.

Localizado em Barreiras na Bahia, o Parque das Águas impulsiona um novo vetor de crescimento para a Cidade. Com um projeto urbanístico surpreendente, a proposta é voltada para as pessoas, com trânsito organizado e criada com respeito e harmonia com a natureza.

O empreendimento que teve início em julho de 2018, tem previsão de conclusão em junho de 2022 e orçamento estimado de R$ 22 milhões de reais. Para a implantação de toda a infraestrutura de habitação e lazer, foram necessárias obras de pavimentação e drenagem pluvial por todo o bairro.

Para a instalação dos 2.784 metros de tubulação da rede de drenagem pluvial do empreendimento, foi escolhido os tubos corrugados em PEAD DrenPro da Tigre ADS.

Os tubos corrugados em PEAD Drenpro da Tigre ADS foram desenvolvidos com alta tecnologia e fabricados em materiais leves para facilitar na instalação e no transporte. Possuem bolsa alargada e ponta cônica que facilita na instalação, necessitando de pouca mão de obra e equipamentos mais leves para sua aplicação, reduzindo o tempo de instalação e custo total da obra de drenagem pluvial.

O bairro Parque das Águas contou com diversos benefícios ao escolher os tubos corrugados em PEAD Drenpro Tigre ADS para sua obra de drenagem pluvial, dentre eles a possibilidade de adiantar o cronograma de execução da obra e aproveitar o período de estiagem da região. Devido o menor consumo de horas de mão de obra, materiais e maquinário, a obra de drenagem pluvial em PEAD ficou mais barata em relação à outras tecnologias, como por exemplo, em manilhas de concreto.

Através dos templates fornecidos pela Tigre ADS foi possível incluir as redes de drenagem pluvial na modelagem 3D do empreendimento, que utilizou a ferramenta BIM – Building Information Modeling, para consolidar todas as informações da obra.

Segundo o Engenheiro Civil Thiago Teixeira Weisheimer, responsável pela Obra, “a grande vantagem da utilização do sistema de drenagem pluvial em PEAD em relação ao sistema tradicional de concreto é o tempo inferior na sua execução, o que acabou por me pegar de surpresa, adiantando em muito o cronograma do loteamento”.

Na opinião do Engenheiro Thiago, foi uma grande oportunidade acompanhar de perto a instalação de tubos corrugados em PEAD versus tubo de concreto, “Tivemos a oportunidade de ver a diferença em campo, pois utilizamos os dois sistemas. A conclusão foi que apesar do preço da barra ser mais oneroso do que o proporcional em manilhas, o custo de implantação por metro linear do tubo corrugado em PEAD chegou a ser 18% menor, consequência da sua maior produtividade. Na minha percepção, isso se deve à montagem da tubulação de concreto ser um empecilho para a velocidade da execução, necessidade de maior profundidade para assentamento das manilhas, logo, mais escavação, maior número de colaboradores envolvidos, acrescido aos riscos de acidentes de trabalho e entre outros fatores”, complementou o Engenheiro.

Para reduzir o tempo da sua obra pela metade, só existe uma solução: Tubos corrugados em PEAD Tigre ADS. Eles são 30 vezes mais leves, contam com menos emendas e menos escavações para assentamento comparado ao velho tubo de concreto.

Tigre ADS. O novo jeito de fazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima