fbpx

Tigre-ADS apresenta, em Pernambuco, as novas soluções do mercado no combate às enchentes

Novas tecnologias como o tubo corrugado de PEAD têm apresentado alta eficiência e reduzidos custos de instalação.

A Tigre-ADS foi convidada especial do Terça no CREA/PE – evento promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco – para falar sobre os desafios enfrentados pelos municípios no combate às inundações e as novas tecnologias empregadas na construção de redes de manejo de águas pluviais.

O palestrante foi o engenheiro civil e gerente regional da Tigre-ADS, Gabriel Figueiredo Neto. Segundo ele, o problema de alagamentos no Brasil é histórico e sua raiz está, em grande parte, na forma como as cidades foram construídas (sobre o leito dos rios), na alta impermeabilização dos solos e na falta de infraestrutura adequada para a drenagem das águas pluviais.

“Como o investimento em obras de infraestrutura tem um custo alto para os municípios, o governo federal aprovou, em 2015, o decreto 8.629, que libera recursos da União para os municípios que queiram investir em sistemas de combate às enchentes”, informou Gabriel.

Tecnologia é aliada no combate aos alagamentos

Se por um lado o custo para implantação de redes de drenagem pluvial é alto, por outro, a tecnologia tem sido uma grande aliada ao permitir o desenvolvimento de produtos mais eficientes e com menor custo de instalação.

Uma dessas tecnologias apresentadas pelo engenheiro são os tubos corrugados de polietileno de alta densidade. Fabricados no Brasil pela Tigre-ADS, eles vêm conquistando espaço na construção civil e chamando a atenção de engenheiros e profissionais do ramo devido a suas características únicas, como leveza, alta resistência às cargas externas e à abrasão, maior desempenho hidráulico e rapidez de instalação.

“Os tubos de PEAD são 20 vezes mais leves que as manilhas de concreto – tradicionalmente utilizadas na construção das redes de drenagem – e, pela facilidade de instalação, reduzem em até 70% o tempo de obra. Se formos comparar os gastos com mão-de-obra, maquinário e tempo de instalação, substituir o concreto pelo PEAD tornou-se muito mais vantajoso”, aponta Gabriel.

Outra vantagem é a garantia de estanqueidade do sistema. Ao contrário do concreto, que exige o uso de argamassa para a conexão das manilhas, os tubos utilizam um sistema de encaixe ponta-bolsa com anel integrado que permite o encaixe de forma fácil, sem risco de vazamentos.

Veja um comparativo entre o tubo de PEAD e outras tecnologias existentes no mercado, como o concreto:

CARACTERÍSTICASTUBOS PEAD TIGRE-ADSOUTRAS TECNOLOGIAS
Quimicamente inerteVariação de pH de 1,5 a 14Variação de pH de 3 a 12
Eficiência hidráulicaManning = 0,009 a 0,012Manning = 0,013 a 0,017
Vida útil75 anos30 anos
Peso1200 mm = 40 Kg/m1200 mm = 1.360 Kg/m
Instalação1.200 mm = 24 tubos1.200 mm = 144 tubos
Comprimento dos TubosBarras de 6 metrosTubos de 1 metro
Quantidade de Emendas144 m = 23 pontos de junção/emendas144 m = 143 pontos de junção
Tempo de instalação70% mais rápido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima