Notícias

Compartilhe

27/09/2017

Tigre-ADS apresenta, em Pernambuco, as novas soluções do mercado no combate às enchentes

Tigre-ADS apresenta, em Pernambuco, as novas soluções do mercado no combate às enchentes

Novas tecnologias como o tubo corrugado de PEAD têm apresentado alta eficiência e reduzido custos de instalação.

A Tigre-ADS foi a convidada especial da última edição do Terça no CREA/PE – evento promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco – para falar sobre os desafios enfrentados pelos municípios no combate às inundações e as novas tecnologias empregadas na construção de redes de manejo de águas pluviais.

O palestrante foi o engenheiro civil e gerente regional da Tigre-ADS, Gabriel Figueiredo Neto. Segundo ele, o problema de alagamentos no Brasil é histórico e sua raiz está, em grande parte, na forma como as cidades foram construídas (sobre o leito dos rios), na alta impermeabilização dos solos e na falta de infraestrutura adequada para a drenagem das águas pluviais.

“Como o investimento em obras de infraestrutura tem um custo alto para os municípios, o governo federal aprovou, em 2015, o decreto 8.629 que libera recursos da União para os municípios que queiram investir em sistemas de combate às enchentes”, informou Gabriel.

Porém, o prazo para pleitear os recursos está no fim. “Os municípios têm até o dia 31 de dezembro de 2017 para elaborar seus planos diretores de drenagem urbana para terem acesso aos recursos da União”, alertou.  

Tecnologia é aliada no combate aos alagamentos

Se por um lado o custo para implantação de redes de drenagem pluvial é alto, por outro, a tecnologia tem sido uma grande aliada ao permitir o desenvolvimento de produtos mais eficientes e com menor custo de instalação.

Uma destas tecnologias, apresentadas pelo engenheiro, são os tubos corrugados de polietileno de alta densidade. Fabricados no Brasil pela Tigre-ADS, eles vem conquistando espaço na construção civil e chamando a atenção de engenheiros e profissionais do ramo devido suas características únicas como leveza, alta resistência às cargas externas e abrasão, maior desempenho hidráulico e rapidez de instalação.

“Os tubos de PEAD são 20 vezes mais leves que as manilhas de concreto – tradicionalmente utilizadas na construção das redes de drenagem – e, pela facilidade de instalação, reduzem em até 70% o tempo de obra.  Se formos comparar os gastos com mão-de-obra, maquinário e tempo de instalação, substituir o concreto pelo PEAD tornou-se muito mais vantajoso”, aponta Gabriel.

Outra vantagem é a garantia de estanqueidade do sistema. Ao contrário do concreto que exige o uso de argamassa para a conexão das manilhas, os tubos utilizam um sistema de encaixe ponta-bolsa com anel integrado que permite o encaixe de forma fácil, sem risco de vazamentos.

Veja um comparativo entre o tubo de PEAD e outras tecnologias existentes no mercado como o concreto:

CARACTERÍSTICAS

TUBOS PEAD TIGRE-ADS

OUTRAS TECNOLOGIAS

Quimicamente inerte

Variação de pH de 1,5 a 14

Variação de pH de 3 a 12

Eficiência hidráulica

Manning = 0,009 a 0,012

Manning = 0,013 a 0,017

Vida útil

75 anos

30 anos

Peso

1200 mm = 40 Kg/m

1200 mm = 1.360 Kg/m

Instalação

1.200 mm = 24 tubos

1.200 mm = 144 tubos

Comprimento dos Tubos

Barras de 6 metros

Tubos de 1 metro

Quantidade de Emendas

144 m = 23 pontos de junção / emendas

144 m = 143 pontos de junção

Tempo de instalação

70% mais rápido