Obras

Compartilhe

Obra emergencial na Ferrovia Paulista utiliza tubos PEAD Tigre-ADS

Em apenas 12 horas, obra de reconstrução da rede de drenagem foi finalizada e ferrovia pode ser liberada para o tráfego de cargas.

  • instalação tubos drenpro
  • Chuva intensa rompeu bueiros de concreto

A Tigre-ADS foi contratada, no início de maio, para uma obra emergencial de reconstrução de parte da rede de drenagem da malha ferroviária Paulista, no contorno de Araraquara, no Estado de São Paulo. A ferrovia é uma das principais vias de transporte de grãos e combustíveis da região. 

Segundo a Rumo, administradora da ferrovia, a intensa chuva provocou o rompimento dos bueiros de concreto que faziam o escoamento da água por baixo da linha férrea, construída entre as décadas de 1960 e 1970. Com isso, a ferrovia precisou ser parcialmente fechada para o tráfego de vagões.

“A paralisação, mesmo que parcial, da ferrovia gera um grande impacto financeiro. Por isso, escolhemos utilizar os tubos de PEAD da Tigre-ADS para o conserto da rede por ser um material de alta resistência estrutural e rápida instalação”, explicou o engenheiro da Rumo, Ederson Costa.

Conforme o engenheiro, foram necessárias 12 horas para a reconstrução da rede de drenagem e liberação da estrada de ferro. Os antigos tubos de concreto foram substituídos pelos tubos da linha DrenPro® Infra da Tigre-ADS com 1.500 milímetros de diâmetro.

Este material oferece excelente performance estrutural, alta durabilidade, além de otimizar o tempo de instalação, baixar os custos da obra e aumentar a segurança. A resistência do polietileno suporta fluxos abrasivos, corrosão, ataque químico e protege contra correntes de fuga. A tecnologia utilizada nos Tubos Tigre-ADS é homologada por diversos organismos internacionais, entre eles a AREMA - American Railway Engineering and Maintenanceof- Way Association.