Obras

Compartilhe

Ferrovia Transnordestina recebe sistema de drenagem pluvial da Tigre-ADS

Uso de tubos corrugados em PEAD reduzem em 50% o tempo de instalação e são resistentes à alta carga sobre a rede.

  • Foto 1
  • Foto 2

A Tigre-ADS foi escolhida pela construtora Marquise para o fornecimento e instalação de 1.626 metros de tubo para a drenagem pluvial da Transnordestina, uma ferrovia de ferro com 1.753 km de extensão que vai interligar Eliseu Martins, no sertão do Piauí, aos portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco. 
As obras foram iniciadas em abril deste ano, no trecho que liga Missão Velha a Iguatu.  Inicialmente os bueiros da ferrovia foram executados com outra matéria-prima, mas ainda nos primeiros lotes foram substituídos pelo uso de tubos corrugados de polietileno de alta densidade (PEAD) fabricados pela Tigre-ADS devido à alta produtividade da instalação.
“O PEAD tem a característica de ser mais resistente às cargas externas e possui um tempo de vida útil muito superior aos sistemas tradicionais de tubulação. Além disso, são rápidos e fáceis de instalar, gerando economia no tempo e no custo da obra”, explica José Cattani, gerente geral da Tigre-ADS. 
Para a obra de drenagem da ferrovia foram utilizados tubos de parede dupla da linha N-12 WT, corrugados na parte exterior – que garante a resistência mecânica do tubo - e lisos na parte interior – que proporciona o excelente desempenho hidráulico. O material oferece praticidade na instalação e sistema de união ponta e bolsa – feito por encaixe – que garante a estanqueidade do sistema.

Por serem leves, os tubos PEAD da Tigre-ADS também facilitaram a logística de transporte durante a obra, reduzindo o número de viagens entre o almoxarifado e o trecho a ser executado e o tempo de carga e descarga.

Vantagens da TIGRE-ADS Linha N-12

Comparação Tigre-ADS – PEAD Outras tecnologias
Quimicamente inerte Variação de pH de 1,5 a 14 Variação de pH de 3 a 12
Eficiência hidráulica Manning = 0,009 a 0,012 Manning = 0,013 a 0,017
Vida útil 75 anos 30 anos
Peso 1200 mm = 40 Kg/m 1200 mm = 1360 Kg/m
Instalação 1200 mm = 24 tubos 1200 mm = 144 tubos
Comprimento dos Tubos Barras de 6 metros Tubos de 1 metro
Quantidade de Emendas 144 m = 23 pontos de junção / emendas 144 m = 143 pontos de junção
Tempo de instalação 50% mais rápido