Obras

Compartilhe

Tubos DrenPro® Tigre-ADS são instalados em Subestação da Petrobrás em Sergipe

Diante de um cenário de otimização de gastos, as soluções Tigre-ADS apresentam vantagens superiores garantindo obras mais ágeis, com eficiência e durabilidade.

  • Obra Conenge
  • Obra Conenge
  • Obra Conenge
  • Obra Conenge
  • Obra Conenge
  • Obra Conenge
  • Obra Conenge

Os tubos corrugados de polietileno de alta densidade (PEAD) fabricados pela Tigre-ADS têm ganhado espaço em importantes obras de infraestrutura no Brasil. Em agosto, as soluções da empresa foram utilizadas na implantação da drenagem pluvial dos acessos rodoviários da Unidade de Exploração e Produção da Petrobrás, no Campus Siririzinho, em Sergipe.  

A área do campo de exploração de petróleo recebe intenso tráfego de veículos da estatal, por isso a tubulação utilizada precisava ter elevada durabilidade e resistência à pressão das cargas. “Até adquirirmos os produtos da Tigre-ADS, utilizávamos produtos de outro fornecedor e tínhamos retrabalho em alguns trechos devido à falta de resistência do material empregado”, explicou Larice Vasconcelos de Figueiredo, engenheira da CONENGE – empresa responsável pelo projeto.

Cerca de 90 metros de tubos DrenPro® 900 milímetros foram utilizados para a drenagem das estradas da subestação. Para instalá-los, o fundo da vala foi regularizado com areia grossa e, logo em seguida, os tubos foram encaixados com o auxílio de cinta de nylon e escavadeira. Este método é o mais recomendado para tubos a partir de 600 milímetros. 

Para fazer o encaixe, o operador da escavadeira deve laçar a tubulação cuidadosamente e movimentá-la em direção da bolsa onde será inserida a ponta do tubo, até que fique encaixada adequadamente dentro da bolsa. Para conseguir o encaixe adequado entre as peças e garantir a integridade da junta, a ponta precisa ser inserida até a indicação “HOME” ou “ASSENTADO” de acordo com o diâmetro. 

Para finalizar a instalação, a tubulação foi ancorada utilizando areia e, posteriormente, para o reaterro, e feito o adensamento hidráulico utilizando um vibrador tipo mangote para garantir melhor infiltração da água e, consequentemente, uma melhor compactação. 

 

Além de ressaltar a qualidade dos tubos DrenPro da Tigre-ADS, a engenheira da CONENGE destacou o atendimento e o suporte técnico oferecidos pela empresa. “Escolhemos a Tigre-ADS pelo atendimento, tanto do vendedor como do Engenheiro de Aplicação que nos forneceu treinamento para utilização adequada do produto”, disse. 

Saiba mais

O design dos Tubos DrenPro® Tigre-ADS é baseado na bolsa alargada e na ponta cônica, que permite uma fácil e rápida instalação e proporciona 100% de estanqueidade. Seu design exclusivo atende ou excede os testes de laboratório da ASTM D3212 e as exigências de testes de campo de impermeabilidade ASTM F1417, exercendo um papel importante na conformidade com as mais rigorosas exigências ambientais no manejo de fluidos à base de água. Aplicações: Drenagem Pluvial, Retenção/Detenção, Rodovias, Aeroportos, Ferrovias, Portos, Mineração, Aterros Sanitários, Florestal e Canalização.