Obras

Compartilhe

Tigre-ADS presente em grandes obras do complexo eólico brasileiro

Complexo eólico na divisa de Piauí e Pernambuco será um dos maiores da América Latina.

  • bueiros triplos
  • linha DrenPro® Infra

A Tigre-ADS tem conquistado importante espaço em obras de infraestrutura no Brasil. Além de portos, aeroportos, ferrovias e rodovias, a empresa tem participado de projetos para expansão do complexo eólico brasileiro.

Nos últimos meses, a empresa foi contratada para a construção da rede de drenagem de dois importantes parques eólicos: Alto Sertão III, na Bahia e Ventos de Santo Estevão III, na divisa do Piauí com Pernambuco.

Em ambos os projetos foram utilizados tubos corrugados de polietileno de alta densidade (PEAD) da linha DrenPro® Infra. Esta tecnologia inovadora tem demonstrado superioridade em quesitos como resistência estrutural, durabilidade, eficiência hidráulica e ganhos em produtividade no canteiro de obras.

No projeto do parque eólico Alto Sertão III, da Renova Energia S.A., por exemplo, a praticidade e rapidez na instalação da tubulação Tigre-ADS foi essencial para a manutenção do cronograma de obras. 

“A rede de drenagem foi executada sob a via de acesso ao canteiro de obras. Uma vez que o transporte de equipamentos e a montagem dos geradores dependiam exclusivamente daquele acesso, a rapidez e a facilidade de instalação dos tubos foi essencial para executar o projeto em tempo recorde, sem prejudicar o tráfego de veículos”, explica o gerente regional da Tigre-ADS, engenheiro Gabriel Figueiredo Neto.

Outro projeto que utiliza tecnologia Tigre-ADS é do parque eólico Ventos de Santo Estevão III. O parque faz parte do Complexo Eólico Ventos do Araripe III, da empresa Casa dos Ventos. Em construção na divisa entre Piauí e Pernambuco, no alto da Chapada do Araripe, o complexo será um dos maiores da América Latina, com 14 parques eólicos e potência instalada de 360MW.

Para este projeto, executado pela Cortez Engenharia, a Tigre-ADS utilizou tubos DRENPRO® Infra para a confecção dos bueiros nos acessos às torres eólicas. No total, foram empregados 1.140 metros de tubos corrugados de PEAD de diferentes diâmetros (1500mm, 1200mm, 1050mm, 900mm e 750mm).

Benefícios da solução Tigre-ADS DRENPRO® Infra
O tubo DrenPro® Infra oferece excelente performance estrutural, alta durabilidade, além de otimizar o tempo de instalação, baixar os custos da obra e aumentar a segurança. A resistência do polietileno suporta fluxos abrasivos, corrosão, ataque químico e protege contra correntes de fuga. A tecnologia utilizada nos Tubos Tigre-ADS é homologada por diversos organismos internacionais, entre eles a norma AASHTO M294 e M252.