Obras

Compartilhe

Engep utiliza tecnologia Tigre-ADS no Aterro Sanitário de Jambeiro

Para suportar o volume de chorume, Tigre-ADS recomendou a instalação de tubos tubos perfurados da linha DRENPRO

Jambeiro (SP)  - Para impedir a migração dos contaminantes do aterro sanitário para o meio ambiente, é preciso contar com um sistema de drenagem eficiente e, acima de tudo, resistente e durável. Por isso, a ENGEP Ambiental escolheu a tecnologia dos tubos PEAD fabricados pela Tigre-ADS para a construção da rede coletora da Unidade de Tratamento e Gestão de Resíduos de Jambeiro (UTGR Jambeiro), em São Paulo.

O aterro sanitário é o local de destino de todos os resíduos de Classe II A e Classe II B produzidos e coletados na cidade de Jambeiro. Para suportar o volume de chorume produzido por estes resíduos, a Tigre-ADS recomendou a instalação de tubos perfurados da linha DRENPRO: modelo Infra DN/DI 1.500mm e modelo Dupla Parede 1.200mm.

Os tubos perfurados são conectados lado a lado e colocados em uma estrutura subterrânea, atuando como um gigantesco tanque de retenção subterrânea. Esta tecnologia substitui o sistema convencional que utiliza uma espécie de caixa de visita, construída em concreto. “A tecnologia da Tigre-ADS nos trará um grande ganho em agilidade e produtividade. É uma diferença incomparável”, salientou o engenheiro técnico da Engep, Delmo Conti Pescuma.

Ao final do projeto, a rede coletora do aterro sanitário terá capacidade de retenção de 248m³.

Benefícios da solução Tigre-ADS DRENPRO®

O tubo DrenPro® Infra oferece excelente performance estrutural, alta durabilidade, além de otimizar o tempo de instalação, baixar os custos da obra e aumentar a segurança. A resistência do polietileno suporta fluxos abrasivos, corrosão, ataque químico e protege contra correntes de fuga. A Tigre-ADS segue as normas internacionais, entre eles a norma AASHTO M294 e M252.